quinta-feira, 24 de abril de 2008

Trate de ser você.

Todo mundo quer estar dentro de um "padrão".
Só que o padrão que todos querem pertencer não é fácil de alcançar. O padrão hoje é magro, alegre, bonito, vive rodeado de pessoas, e bem-sucedido. Está sempre de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma que está passando por algum problema.
Mas é aí que mora o perigo. Quem não se encaixa neste padrão acaba tomado pela angústia de não ser o que os outros esperam e isso gera depressões, síndromes do pânico e outras manifestações.
A pergunta a ser feita é: quem espera o quê de nós? Quem são esses ditadores de comportamento? A resposta é simples. Eles não existem. São imaginários.
Ninguém exige que você seja assim ou assado.
Quem nos exige é uma coletividade abstrata que ganha "presença" através de modelos de comportamento amplamente divulgados. Só que ninguém te obriga a ser do jeito de todos. Você pode admirar uma pessoa, mas não viver a vida dela.
Viver assim não é brincadeira. Isso estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer o que não se precisa.
Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras anunciadas, e sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo.
Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude.
E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.
Eu admiro cada vez mais aqueles que lutam para remover obstáculos mentais e emocionais, e buscam viver de forma mais íntegra, simples e sincera. Para mim esse é o padrão. A partir do momento que se consegue viver assim você não precisará mais de máscaras ou simular situações. Se parece sofrer, é porque está sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma lhes é iluminada.
Portanto, trate de ser você. Trate de ser feliz!

Um comentário:

Deia disse...

Fê!!!

Parabéns pelo blog, tá lindo bem auto-referente rs!!!
Gostei do post, ainda mais saindo do padrão do jeito que saio. Gostaria de complicar menos a minha vida... Ou será que a sociedade é que complica a manifestação dos meus desejos??? No fundo queria uma casa no campo e um maridão...
Beijocas
Deia