domingo, 18 de maio de 2008

O caminho quem escolhe é você.

Muitas vezes quando não conseguimos obter os resultados conforme havíamos planejado, nossa primeira reação é a raiva. A culpa nunca é nossa e tratamos logo de nomear os culpados. Alegamos que nos dedicamos o máximo, fizemos tudo que era possível e nossos planos não deram certo. Portanto a culpa é sempre do outro (a).
Creio que essa seja uma reação natural do ser humano, até porque retransmitir a responsabilidade é sempre mais fácil do que aceitar o próprio erro ou as circunstâncias da vida.
Muitas vezes estamos mais preocupados com o futuro, com os méritos da conquista e esquecemos do presente, esquecemos que o futuro é construído no presente. Esquecemos que planejar é algo muito diferente de fazer acontecer, pois, deixamos de lado a realização e passamos a acreditar apenas no sonho. E ninguém vive só de sonho.
Precisamos aprender a planejar e agir, e aceitar que o mundo e as pessoas não estão sob o nosso controle. Existem pessoas diferentes, vivendo momentos diferentes, e temos que entender que por mais que a gente se dedique para a conquista de algo, aquele pode não ser o momento certo. Acredito que nesses momentos de “desilusão”, precisamos parar e pensar, pensar muito, se erramos ou não. Se tivermos errado, devemos assumir o erro para não cometê-lo novamente. Caso não tenhamos errado, procurar entender o que aconteceu, e não deixar-se abater pelo momento. Afinal mágoa e rancor só aumentam ainda mais o sofrimento.
Vocês já pararam para pensar que a dor da “derrota” é sempre mais intensa do que a alegria da vitória? Mas isso é assunto para o próximo post.

Um comentário:

Adriano DiCarvalho disse...

Olá Fernando, tem toda a razão. Mas o homem é um bicho cheio de complicações descomplicadas não é!

Mas quer saber, aprendi ha pouco a vibrar mais intensamente com minhas vitórias do que chorar minhas mágoas. Sério. E tem sido ótimo pra mim. Aprendi a agradecer todos os dias pelo dia anterior. Com ou nenhum bom acontecimento, com ou nenhuma frustração. É simples. É só dizer "OBRIGADO!" que a vida parece que flui melhor.

Obrigado pela visita. Passo por aqui mais vezes.

Abs