sábado, 31 de maio de 2008

Aprendizado para vida.

Apesar de o famoso ditado: “Errar é humano, persistir no erro é burrice” ser bastante conhecido, vejo muita gente errando sempre nas mesmas coisas. Mas por que isso acontece, muitas vezes, comigo, com você e com as pessoas ao seu redor?
Na minha opinião, persistir no erro é algo comum porque temos dificuldade para analisar os motivos pelos quais erramos. Se tivéssemos a disciplina de sempre que errássemos, parar e analisar o que aconteceu, poderíamos evitar a repetição de situações não desejadas. E, agindo dessa forma, poderíamos ampliar nosso aprendizado para a vida. Alguma vez você já parou e se questionou quanto aos pontos abaixo:

O que aconteceu? Procure fatos, não opiniões.
O que deu certo? Essa etapa deve ser rápida e sem a emissão de opiniões, se possível.
O que não funcionou? Observe o teor do que é dito aqui. Não se trata do que é certo nem é errado. A questão é se funcionou ou não. É preciso responder essas duas perguntas porque elas sempre coexistem.
O que foi aprendido? (Essa é a pergunta mais importante). Procure os padrões de comportamento ou resultados, não um único incidente isolado.
O que é possível fazer para corrigir o problema ou tirar vantagem da situação? É necessário que essa seja a última pergunta a ser respondida. Caso contrário, você colocará em ação algo que poderá criar problemas além dos já existentes.
Apartir do momento em que a gente entende esse ponto, começamos olhar cada experiência como um aprendizado, e não como uma tragédia.

Nenhum comentário: