terça-feira, 26 de agosto de 2008

Querer não é poder

Por que tanta gente, apesar de estabelecer objetivos, não consegue dar o primeiro passo para concretizá-los? No meu ponto de vista, isso ocorre graças a uma das certezas mais presentes em nossas vidas: a crença do querer é poder.
Essa é uma idéia infantil. Basta olhar em volta e responder: será que milhões de pessoas "miseráveis" não querem muito ter ao menos uma pequena casa para abrigar sua família? É óbvio que sim.
Pra mim a afirmação do querer é poder é uma argumento perigoso: o de que nossos desejos têm, por si sós, o poder de transformar o mundo. Levada às ultimas consequências, essa idéia sugere que as realizações sejam construídas em um passe de mágica. O resultado disso é que as pessoas acabam investindo muita energia no plano do querer, a mesma energia que poderiam utilizar no plano do fazer, realizar.
O querer, quando não está acompanhado pela determinação do fazer, gera apenas tensão. As metas devem ser estabelecidas e atingidas, e não cultivadas e admiradas. De nada adianta imaginar como é o topo da montanha sem sair do lugar.

Deixo aqui um abraço especial para o Muoio e pra Francine. Que bom ter vocês por aqui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Simplesmente adorei!! Eu sempre tive a ,mesma opinião sobre essa tal história de "querer é poder", mas geralmente, quando eu afirmava pra outras pessoas que na minha forma de ver o mundo, querer não é poder, era vista como alguém pessimista e negativa...finalmente encontrei alguém que pensa o mesmo Que alivío...! =D