sábado, 9 de agosto de 2008

Olímpiadas da Vida


Recebi esse texto muito interessante da amiga Karen Jardzwski, vale a pena ler, pensar e tirar as lições necessárias do tema apresentado. Tenho certeza que vão gostar!
Até o dia 24 de agosto, todos nós teremos oportunidade de acompanhar as Olimpíadas de Pequim. Além de emocionalmente envolvidos com cada atleta na condição de torcedores de nosso País, também poderemos conhecer fistórias que, sem dúvida, ficarão para sempre em nossa memória.
Acompanharemos o esforço, dedicação, suor, sorriso, choro, alegria ou tristeza de cada atleta. Serão mais de 10 mil esportistas disputando provas e buscando medalhas e a realização de seus sonhos. Mas a vitória tão almejada não será conquistada por todos. Alguns ficarão longe do que queriam, outros vão perder por muito pouco - milésimos, centímetros, mínimos detalhes.
E teremos diversos vencedores, que poderão comemorar o resultado de anos de preparação, desenvolvimento e planejamento. Terão a doce sensação da certea de que valeu a pena cada hora de treinamento puxado, cada dia longe das pessoas amadas e todas a vezes que precisaram abrir mão de algumas coisas em buscas de seus sonhos.
E você, como tem se preparado para sua olimpíada? O que tem feito para conquistar suas medalhas diárias e subir no pódio? Que tal aproveitar os Jogos Olímpicos de Pequim para tirar lições importantes para suas vitórias?
"Essa experiência pode ser uma chance para nos reposicionarmos não apenas como meros expectadores, e sim como aprendizes de momentos que poderão fazer a diferença, tanto nos negócios quanto na vida", declarou Suzy Fleury à revista Motivação tratando da semelhança da realidade dos atletas olimpicos e dos profissionais que almejam a realização de seus sonhos.
Suzy, que é consultora empresarial, psicóloga e escritora famosa por tratar da preparação de pessoas na área esportiva e corporativa, explica que muitas atitudes necessárias a um atleta são fundamentais para qualquer profissional. De acordo com ela, existem dez atitudes essenciais ao esportitas e profissionais. Veja quais são:
1. Foco: Defina aonde quer chegar.
2. Motivaçõa: Desperte sua força para vencer.
3. Iniciativa: Faça o que tem que ser feito.
4. Criatividade: Busque novas soluções.
5. Inteligência Emocional: Aprenda a lidar com as emoções.
6. Comprometimento: Assuma e cumpra suas responsabilidades.
8. Resiliência: Adapte-se para superar dificuldades.
9. Persistência: Não desista de seus objetivos.
10. Autodesenvolvimento: Invista em seu aprendizado todos os dias.

Nenhum comentário: