quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Qual é a sua verdade?

Vocês já pararam para pensar o que é a verdade? A que ela está relacionada, como devemos colocá-la em prática? Por que muita gente foge dela? Por que é mais fácil mentir ou omitir a verdade, doa a quem doer?
Este é um tema amplo, complexo e muitas vezes individual, pois cada um pode ter uma forma de encarar ou entender o tema apresentado, porém, essas perguntas me faço diariamente, sabem por que? Porque sou ser humano como todos, e com tal, em momentos de dificuldade a dúvida da verdade ou mentira, passa na minha cabeca, como tenho certeza que passa na cabeça da maioria das pessoas. Mas, é neste momento que escolhemos para onde vamos condicionar nossas vidas e pensamentos. Talvez o medo de magoar o outro seja um dos motivos de tanta mentira hoje em dia. Agora, pare e pense, quando você mente a quem você está enganando, a quem você está magoando? Seu amigo, namorada, pai ou mãe? Não! Você está magoando e enganando a si mesmo, pois, a mentira envolve aspectos e cenários. Por isso, o tão famoso ditado: "mentira tem perna curta", afinal, ninguém mente sozinho.
Quando você mente ou manipula uma situação, está simplesmente perdendo o direito "exigir"qualquer atitude ou resposta de uma outra pessoa. Afinal, que direito você tem de exigir alguma coisa de alguém, sendo que seus questionamentos estão pautados na mentira? Não temos direito nenhum. Mas o grande problema é que as máscaras anda maiores que a consciência, taí a explicação da extinção de verdade. É muito mais fácil ser uma farsa do que ser a realidade. Encarar de frente seus medos e impossibilidades. 
Quem escolhe ter personalidade própria paga um alto preço na sociedade. Agora, será que é ela que nos obriga a mentir tanto? Sinceramente eu não tenho essa resposta, a única coisa que eu sei é que só a gente tem capacidade de construir a nossa própria realidade e escolher qual caminho vamos seguir, o da verdade ou da mentira.
Quando escolhemos estar na farsa, perdemos a nossa referência, nosso sentido, nossa essência e sinceramente falando, uma pessoa sem essência não é uma pessoa, é um ser manipulado, que segue regras impostas sabe-se lá por quem. E um ser manipulado não tem vida, nem escolha e tampouco coração, portanto, por qual motivo ele vive? Pensem nisso!

Um abraço especial para Roberta, Silvia Masc e Zé Maria. Continuem acessando.


3 comentários:

MUOIO disse...

Verdade ou mentira? Gostei da lucidez de seu texto...Escreve bem heim rapaz!!!
O que eu penso sobre isso, é que todos nós temos nosssa verdades e mentiras, mas a aplicação delas é que vai determinar o carater de quem as aplica. Já ouviu falar que mentiu para o bem de tal coisa ou pessoa? Pois é, existem as mentiras para fazerem o bem, agora quando essa atitude muda, dái concordo com vc, o maior prejudicado é vc mesmo!
Prefiro a verdade sempre, pois qdo se põe a cabeça sob o travesseiro, dorme-se muito bem!!
Pelo menos no meu caso!!!
Abração
MUOIO

Anônimo disse...

Adorei descobrir por acaso este blog,os textos são lindos,verdadeiros.A minha verdade? Qual será a minha verdade? Devo pensar,refletir sobre isto.A minha verdade ´? que coisa profunda.Tenho de encontrar a resposta

Anônimo disse...

Quando ousamos em colocar nossa verdade, pagamos um preço alto mesmo! As pessoas não estão preparadas para ouvirem a verdade do outro e exercerem o direito de até não concordarem, mas sabendo respeitar... O mundo não aceita diferenças,e tal nossas digitais, nossas almas são diferentes, nossos anseios são únicos e se quisermos estar em harmonia com nosso "eu" interior, não há outra saída se não a nossa verdade, bjs!