sábado, 29 de março de 2008

As realizações da vida

Talvez você já tenha ouvido a história do homem cujo único sonho era escalar uma montanha. Quando ele chegou ao topo, teve um grande desapontamento. Não existia mais nenhum lugar para onde ir, e ainda faltava algo em sua vida.
Eram os propósitos. Eles ainda não tinham sido traçados em relação às outras áreas da sua vida. Havia apenas um foco de luz sobre uma única parte. E sua frustração consistia nisto: empregar sua força somente na idéia de escalar a montanha.
Nós não nos sentimos realizados quando nos dedicamos somente a crescer em uma única área da vida. A realização tem a ver com sermos bem-sucedidos na carreira que escolhemos, no casamento que vivemos, no relacionamento com os nossos pais, na administração das finanças pessoais, no cuidado com a saúde, no investimento da auto-estima, na criação dos filhos, no aprimoramento intelectual e na vida espiritual.
Precisamos de uma série de realizações que, claro, têm formatos e pesos diferentes em nossa vida, mas que também são muito importantes e fazem falta. Não é algo fácil de se conquistar. Mas vale a pena se dedicar a essa administração. Às vezes, alguém decide escolher só a vida profissional para investir e se esquece dos cuidados com a sua saúde. Em outras ocasiões, a pessoa se dedica inteiramente a um relacionamento conjugal e abandona o aprimoramento intelectual. Assim como ter atenção com sua auto-estima e não se importar com a vida espiritual.
Não somos 100% em tudo. E nunca seremos. Mas se traçarmos os passos para sermos melhores em várias áreas da vida, encontraremos mais realização. E isto está ligado com sentir-se produtivo e bem-sucedido, apesar dos desafios que precisamos enfrentar todos os dias em todas essas áreas.

Nenhum comentário: