sábado, 29 de agosto de 2009

Para se manter no rumo certo, é preciso pegar o caminho do bem.

"Um dos maiores desafios daspessoas que desejam pautar sua vida pela retidão, pela honestidade, pela lealdade, é encontrar a motivação para se manter no caminho certo. Pessoas realmente honestas, cumpridoras de seus deveres, leais, parecem não ser deste mundo e podem se sentir fora dele. Muitas vezes são tachadas de ingênuas, bobas, sonhadoras e até mesmo sentem-se fracassadas. As notícias dos jornais, a televisão e todos os meios de comunicação e até a publicidade mais valorizam os bens materiais, a esperteza, a ganância, o sucesso a qualquer preço, do que a honestidade, a retidão de caráter, o conhecimento e o estudo. Como manter valores elevados? Se manter no rumo certo não é fácil e a pessoa que deseja assim continuar não pode esperar que o mundo ofereça a motivação necessária. É preciso que ela busque a automotivação constante, se alimentando com boas leituras, boas conversas, boas companhias, frequentando ambientes sadios e buscando a amizade de pessoas que possuam os mesmos valores elevados. Assim como o corpo precisa de alimento para se manter ativo e forte, da mesma maneira é nossa mente e nosso espírito. Eles precisam de alimentos. E os alimentos do espírito e da mente são: a boa leitura, a espiritualidade, a religiosidade, a filosofia, a orientação segura de pessoas de bem que nos auxiliem a remar num mar nem sempre calmo e tranquilo. O aparente sucesso e a falsa felicidade das pessoas de valores morais e éticos duvidosos, muitas vezes faz com que as pessoas de bem questionem o valor de sua opção pela retidão, pela honestidade, pelos bons princípios. Mas é preciso acreditar que o sucesso e a felicidade dessas pessoas são apenas aparentes. Elas sabem o inferno em que vivem, se escondendo das pessoas de bem e eternamente amedrontadas de serem um dia descobertas em suas desonestidades. São pessoas sem paz de espírito com aparência de seguras e felizes. Podem ter muitos bens materiais, mas só elas sabem como essa riqueza foi conseguida e essa verdade não as deixa em paz. Portanto, para se manter no barco da retidão é preciso alimentar o espírito e a mente com constância e perseverança. É preciso acreditar em algo superior. É preciso ser forte. Assim, veja com quem anda, com quem conversa, o que lê, onde vai". 
Para se manter no rumo certo, é preciso pegar o caminho do bem.

6 comentários:

Silvia Maria disse...

Olá Fernando

Manter nossa vida no rumo certo, no caminho do bem, é tarefa cheia de curvas e muitos empecilhos. Normalmente queremos optar pelo caminho mais fácil, aquele em que os "bens materiais" transformam nossos sonhos em realidade; e como muitos dizem "dinheiro não traz felicidade, mas mande buscar". Eu ainda vou ter coragem de perguntar para o próximo que proferir esta frase onde esse dinheiro "manda buscar" a verdadeira felicidade. Como seu texto disse, se não acreditarmos em algo maior, que nos protege e guia, como vamos sobreviver a tais pensamentos?
Vivemos em um mundo onde o que importa é o que está por fora das pessoas, e não o âmago de cada um. Acredito que em algum momento as coisas vão prosperar para aqueles que se esforçam e todos os dias superam os obstáculos para continuarem no caminho do bem.
Pq viver no mundo sem ser do mundo não é tarefa fácil... Todos os dias, peço que o Mestre Maior continue me protegendo, me ajudando a ter paciência, serenidade e humildade para enfrentar os desafios.

Um abraço, Silvia Maria
(silviam_hr@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto Fernando.
Realmente é muito difícil ser honesto hoje em dia. As vezes me sinto uma ET, diante de toda a quantidade de pessoas que vejo que sobem na vida e estão aparentemente bem sendo desonestas. Tem dias que desanima, e temos uma sensação de solidão em meio a tudo isso, mas como você diz se buscarmos o caminho do bem, a força em Deus vamos vencer. Deus sabe o que vai no coração de cada pessoa e nos ampara na caminhada. Contar com as pessoas que nos amam também ajuda, mesmo que sejam poucas, o importante é que sejam verdadeiras conosco.

Um grande beijo
Leli

Corte e Costura disse...

Oi Fernando

Por acaso descobri esse blog, por acaso li este post e fiquei feliz, muito feliz, por acaso eu precisava muito dessas palavras.

Anônimo disse...

Parabéns pelas matérias e acima de tudo muitíssimo obrigada por dividir connosco conteúdos tão sábios. És Iluminado!
Obrigada e que Deus te abençoe!

Ana Carla

Navegar é preciso.. disse...

Olá Fernando,

Parabéns pelo seu blog!
Me identifiquei muito com os seus pensamentos. Não desisto de acreditar no ser humano apesar de termos tantos exemplos negativos.
Um forte abraço,
Fatima Castro

Wiliana Queiroz disse...

É um desafio diário. Mas se exixstir determinação, tudo vai de encontro ao caminho do bem.
Parabéns pelos textos. Ganhou uma nova admiradora.

Quando tiver um tempo, visite meu blog tbm.
wilianaqueiroz.wordpress.com

Abraço
Wiliana Queiroz