terça-feira, 18 de agosto de 2009

A diferença que faz a diferença.

Quero aqui agradecer o carinho de todos que comentam o blog, e também as pessoas que me escrevem. Leio tudo que escrevem e dos e-mails e comentários surgem idéias para novos temas. Portanto, continuem escrevendo.

Posto abaixo um texto que recebi de uma amiga e achei muito interessante. Resolvi dividir com vocês.

 
Nesta semana proponho uma análise a respeito de nossa postura perante os outros, onde muitas vezes em diversas situações, temos a falsa impressão de que não adianta fazer nada talvez por nos acharmos pequenos demais perante estas situações, assim menosprezamos nossa ação e muitas vezes até utilizamos isso como desculpa para não fazermos a nossa parte, neste contexto sugiro uma reflexão sobre a importância em transformar o “o que” em “como”, ou seja, não só saber o que deve ser feito e sim partirmos para a ação desenvolvendo dentro de cada um de nós um processo de busca constante pelo como fazer.
Muitas vezes não assumimos a nossa responsabilidade dentro do relacionamento da nossa equipe de trabalho e, muitas vezes não damos o primeiro passo, pois esperamos que os outros o dêem e assim a aproximação entre nós e os outros não acontece.
O texto sugerido para reflexão abaixo, foi retirado do Aikidô das Sabedorias: 

A Visão do Futuro, o Jovem e a Estrela do Mar.
Certo dia um escritor caminhando pela praia viu um vulto que parecia dançar, quando chegou perto, visualizou um jovem que pegavas as estrelas do mar da areia e as arremessava de volta à água. – Por que você esta fazendo isso? - Perguntou o escritor. – Você não vê? - disse o jovem. – A maré esta baixa e o sol esta brilhando. Elas vão secar no sol e morrer, se ficarem aqui na areia. – meu jovem existe milhares de quilômetros de praia por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas do mar, espalhadas pelas praias. Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma. O jovem pegou mais uma estrela na areia, jogou de volta ao oceano, olhou para o escritor e disse: - Para essa, eu fiz toda a diferença. Assim o escritor uniu-se ao jovem, e juntos continuaram a arremessar as estrelas do mar de volta para o oceano.”
 
Dentro do contexto citado acima, esperamos que cada um de nós seja um dos que querem fazer deste universo um lugar melhor devido a nossa presença, assim sendo é tempo de nos reunirmos para juntos podermos jogar as estrelas do mar de volta ao oceano e fazer diferença para cada uma das estrelas que arremessarmos.
Devemos ter em mente que o nosso primeiro passo nós podemos controlar, os passos dos outros não, assim a nossa iniciativa vai determinar a qualidade dos nossos relacionamentos e consequentemente ela irá influenciar diretamente no nosso ambiente seja em casa ou no trabalho, não espere, dê você o primeiro passo sem ter a impressão de que é em vão, devemos fazer a nossa parte, um exemplo vale mais que mil palavras. “Não diga ao mundo o que você é capaz de fazer simplesmente faça.”
Viva intensamente cada minuto, pois ele é um fenômeno que nunca se repete, ele é único, e é nele que estão às oportunidades de fazer ou de se omitir achando que não adianta. Cuidado é fácil não fazer e dizer que não adianta, porém isso nada mais é que fugir da responsabilidade. Assuma a sua parte e busque a cada dia aprender, crescer e mudar!
Pense nisso. Tenha uma ótima semana. Sucesso!
                                                                            
Prof. Engº Msc.  José Fernando Fonseca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o texto. Penso que muitas vezes não sentimos que faz diferença darmos o primeiro passo, e ficamos desanimados. Mas lendo o texto vejo a importância de termos coragem de dar nossos passos e não esperar passivamente pelos passos dos outros.
abraços
Neli

Anônimo disse...

Se cada um fizer um pouquinho,tudo vai mudando...
Precisamos acreditar q fazer a diferença é um passo p/ uma grande diferença :)