terça-feira, 31 de março de 2009

Você precisa acelerar ou frear?

Você é o tipo de pessoa que detesta esperar o elevador, as páginas da internet carregarem ou o sinal abrir? Se respondeu "sim, é provável que tenha sido contaminado pelo vírus da impaciência.
Não é de se estranhar, afinal, vivemos na era da pressa. Queremos tudo para ontem e não temos disposição para esperar o menor tempo que seja. Fomos mudando nosso comportamento à medida que o mundo foi evoluindo. Tudo passou a se transformar muito rapidamente. Antes, esperávamos um tempão para um produto novo chagar ao País. Hoje, isso já diminuiu muito e, em alguns casos, chega até na mesma hora.
Antigamente nos correspondíamos por carta, ou seja, esperávamos vários dias para receber notícias de quem morava distante. Atualmente, estamos conectados com gente do mundo inteiro, em tempo real, por meio da internet.
É claro que essa evolução traz muitos benefícios, e essa "era da pressa" na qual estamos vivendo nos proporciona avanços e condições melhores de vida. Agora, também é necessário considerar os prejuízos de toda essa evolução.
Passamos a viver já a algum tempo como se não tivéssemos tempo a perder, tão impacientes, que muitas vezes não aproveitamos a vida porque temos pressa de ir para a próxima fase. Normalmente, não sabemos esperar por uma decisão que precisa ser tomada com mais calma, o que leva à ansiedade extrema e até a maus resultados. 
E o que devemos fazer? Desacelerar e correr o risco de ficar para trás ou continuar acelerando e correr o risco de acabar parando justamente em função de tanta pressa?
Eu ainda não sei qual é a melhor resposta, mas estou em busca. 

4 comentários:

Evani Moreira disse...

Fê,
Acho que devo ser incluída na turma dos "lerdinhos". Mas é claro que eu me policio; por exemplo: é irritante quando você está no centro da cidade, seguindo uma programação para pagar contas, fazer compras e rosolver algumas pendências e na sua frente fica aquele povo que parece que estão andando pelo parque...quando sinto que irritação está chegando no amarelo, então eu páro e tomo um sovertinho...isso me refresca, me dá prazer e eu fico mais suave. A pressa conduz á ansiedade e a ansiedade por sua vez, ao aumento da pressão sanguínia, a hipertensão leva a um AVC ( acidente vascular cerebral), já pensou? morrer só porque tem pressa? Alguém aí tem pressa para morrer?...
Um abraço caloroso e lento a todos.

Mariana disse...

Acho positivo termos a tecnologia para poupar tempo em nossa vida, mas pessoalmente considero a pressa uma inimiga do prazer. Prazer de viver. Alguém consegue desfrutar uma boa refeição com pressa? Ou assistir um filme? Ou passear? Ou realmente conversar, olhando nos olhos de outra pessoa e realmente se prestando a ouvir aquilo que o outro está dizendo? Ou ler um livro, realmente mergulhando nas palavras?
Quanto ás refeições, os franceses lançaram um movimento, "slow food", em oposição ao fast food que nos tira, além da saúde, o prazer de comer bem. Fantástico...
Sou a favor da apreciação de todas as coisas boas e do prazer de viver a vida, sem neuras!

Mariana (missmari_br@hotmail.com)

Cris disse...

Olá Fernando!

eu estou totalmente contaminada pelo vírus da impaciência e acostumada a fazer tudo pra ontem!
Confesso, está difícil achar o caminho do meio!
Abraços
Cris

Mariana disse...

Apenas uma correção a respeito do meu comentário... O movimento "slow food" iniciou na Itália e não na França. Ganhou grande projeção na França por causa dos hábitos alimentares franceses, radicalmente opostos aos norte-americanos.


Mariana