terça-feira, 3 de novembro de 2009

O futuro começa hoje!

É engraçado como a maioria das pessoas, até mesmo eu, tem dificuldade para fazer relação entre o futuro e o presente. Já reparou como é comum desejarmos algo para daqui um, dois ou três anos, mas não fazermos nada agora para conseguir o que queremos?

Por exemplo, há gente que deseja conquistar um cargo de liderança na empresa, mas nunca participou de um treinamento sobre gestão estratégica, de pessoas, etc. Outro exemplo típico é querer emagrecer no verão, mas continuar comendo muito no inverno e não fazer exercícios. Enfim, se você analisar, certamente encontrará algo em sua vida que deseja muito para o futuro, porém não tem feito nada para conseguir no presente. 

Isso parece tão claro, mas na prática temos dificuldade para entender que tudo o que fizermos agora está diretamente relacionado ao nosso futuro. A maneira como administramos nosso tempo, prioridades e urgências, como nos autodesenvolvemos, nos planejamos e o que efetivamente fazemos é que definirá como seremos no futuro. Existe um texto do Ralph Marston, sábio guru, que trata desse assunto. Em um trecho, ele diz o seguinte: “Viva cada momento como se alguém estivesse o observando, porque alguém está realmente olhando – alguém que pode causar sua desgraça e ruína ou realizar seus maiores sonhos. Viva de forma que a pessoa que você se tornará possa olhar para trás com gratidão e admiração pelo que ela é”.

14 comentários:

Unknown disse...

Sabe Fernando concordo plenamente como o seu post a partir do momento que tive foco nos meus objetivos e comecei a agir ou invés de apenas planejar realmente tudo acontece.
Abracos.

Unknown disse...

Olá Fernando,
gostei muito desse texto.
Hoje estava pensando nisso; em olhar para trás no futuro e ver que fiz o melhor por mim mesma.
Um abraço,

Priscila disse...

Bom dia,
É difícil dedicar tempo e aplicar esforços no presente para colher no futuro. A vida hoje é baseada no imediatismo."Viver o presente sem se preocupar com o futuro é o lema de muitos.." Quem conseguir dosar seus esforços sem se privar do melhor da vida, chegará aonde quer sem ter deixado nada para trás.E só asssim será gostoso olhar p/ trás...
Discipina é importante para atingir metas, mas nunca viva só para atingí-las...
bjos.

Unknown disse...

Oi! Belas palavras!

Estou formando na faculdade no fim deste ano, faltam poucos dias, mas a ansiedade, as dúvidas, a insegurança e uma pitada de medo com relação ao futuro rondam minha cabeça.

Suas palavras foram um escape de mim mesma...

Unknown disse...

Gostei bastante desse texto. Atualmente vivo assim! Para que eu possa viver ou ter algo no futuro devo primeiramente viver e construir os alicerces de hj. Somente nós podemos definir oq seremos no futuro a partir de nossas atitudes hj.

Mariana disse...

Oi Fernando,
Engraçado você postar esse texto...
Sempre tive esse conceito, de estar me observando... auto-observando.
Tentando ser imparcial com o passado, para que ele não me domine.
E sentindo um olhar (meu?) vindo de algum ponto no futuro.
Achava este sentimento meio louco, até que você citou esse escritor que eu não conhecia.
Acredito sim que o futuro está sendo construído por nós a cada momento, não apenas com grandes decisões como iniciar um curso, mas também com as nossas pequenas atitudes diárias que ás vezes se repetem e nos aprisionam (negativas ou positivas).
Gostemos ou não, não há como negar que somos os responsáveis pelos rumos das nossas vidas.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc realmente estamos sempre em busca de algo que muitas vezes achamos impossivel de alcançar a felicidade é um exemplo nunca estamos realmente felizes com que conquistamos mais tambem não fazemos nada para mudar termos um grande defeito nunca queremos correr risco por nada por isso acho que a felicidade ou qualquer outro sonho estar nas maos daqueles que tem coragem assumir e correr riscos para conquistar seus objetivos penso assim mais gostaria de agir conforme meu pensamento um abraçoo com carinho Fernando Carraro Estefania

Walter Lucas disse...

poxa muito legal esse texto
realmente é algo que as pessoas não costuman pensar em questão do planejamento da sua vida

Henrique disse...

Engraçado como eu estava pensando exatamente sobre isso e me deparei com esse texto. Uma feliz coincidência.

kinha disse...

É um caso a se pensar...Mas viver como se tivesse alguém olhando sempre pode nos tornar um pouco paranóicos. hehehehehe. Belo texto. ;]

Evani Moreira disse...

Perfeito.
"pegou na veia."
...e parece que continuamente andamos em círculo e repetimos comportamentos destrutivos.
eu comecei a mudar isso hoje, Fernando. Mesmo antes de ler o texto; mas enfim, valeu!!!
Muito obrigada.

Edianara disse...

Sua mensagem me fez lembrar de uma frase do meu orkut: "Faça o bem hoje, pois o amanhã talvez não exista!"

Talvez amanhã seja tarde, tarde tbm para dizer que seu blog é um dos presentes que ganhei esse ano; enquanto navegava na internet; pois a cada mensagem aprendo uma lição, renovo minhas energias e vivo mais intensamente o HOJE.
Grande beijo

Silvia Maria disse...

Mais uma vez um ótimo texto, Fernando.
Se todos nós refletirmos apenas um instante sobre tudo que falamos e fazemos durante um dia, perceberemos tamanhas futilidades e poucas coisas úteis. Fazer o hoje da melhor forma possível, tendo como base coisas resistentes para o coração, será a saída para um futuro aconchegante e cheio de coisas boas. Falo isso pq penso que o que importa realmente nesta vida é o que carregamos dentro do nosso coração, a nossa conduta moral, os pensamentos construtivos e a realização de projetos edificantes - tudo isso sem prejudicar uma formiga sequer. O futuro começa hoje, e a transformação também. Cada um no seu tempo, mas todos nós conseguiremos.

Abraçooosss

Aracélie disse...

Por certo já vivi meia vida, colho o que plantei, mas não perdi a vontade de de continuar semeado, mesmo sem saber se esse futuro virá.
Lindo o texto,bj