domingo, 31 de agosto de 2008

A percepção de si mesmo


“Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que meus olhos podem ver ” – Fernando Pessoa

Sabia que como você se vê exercerá um tremendo impacto na distância que você percorrerá na vida e no fato de realizar ou não o seu destino? A verdade é que você nunca se erguerá acima da imagem que tem de si mesmo em sua mente.

Estou falando de auto-estima, o profundo sentimento que você nutre a respeito de si mesmo. O sentimento que diz: “Eu gosto de mim” ou “Eu não gosto de mim”.

Joel Osteen, líder da Lakewood Church, em Houston, Texas, fala desse tema de uma forma especial. Ele explica como, ironicamente, a sua auto-imagem atual pode ser o resultado de coisas que outras pessoas disseram a seu respeito, de como seus pais e colegas o viam, ou pode ter origem em imagens que se impôs – retratos que pintou mentalmente de si mesmo relacionados com sua personalidade ou aparência, suas habilidades ou realizações.

“Toda pessoa tem uma imagem própria. A questão é: a imagem que você tem de si mesmo corresponde corretamente à pessoa que Deus diz que você é?

Talvez você pense: Nunca vou vencer na vida. Meus sonhos nunca se tornarão realidade. Meu casamento está acabado. Estou endividado demais. Nunca vou sair do buraco em que me meti.

Você precisa aprender a eliminar esses pensamentos negativos e começar a ver a si mesmo como Deus o vê: um vencedor, um vitorioso. Ele o vê como sendo perfeitamente capaz. Entenda que você não é um acidente cósmico que vaga ao acaso e sem rumo pela vida. Deus tem um propósito específico para você.

Se você deseja que as circunstâncias mudem para melhor na sua vida, precisa vê-la se modificando através dos seus ‘olhos da fé’. Comece a ver seu casamento restaurado, seu negócio prosperando, seus filhos desfrutando as dádivas de Deus. Você precisa se ver como uma pessoa feliz, realizada e bem-sucedida que vive uma vida vitoriosa e então tudo começará a acontecer.”

Foto: Lantin Stock

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Querer não é poder

Por que tanta gente, apesar de estabelecer objetivos, não consegue dar o primeiro passo para concretizá-los? No meu ponto de vista, isso ocorre graças a uma das certezas mais presentes em nossas vidas: a crença do querer é poder.
Essa é uma idéia infantil. Basta olhar em volta e responder: será que milhões de pessoas "miseráveis" não querem muito ter ao menos uma pequena casa para abrigar sua família? É óbvio que sim.
Pra mim a afirmação do querer é poder é uma argumento perigoso: o de que nossos desejos têm, por si sós, o poder de transformar o mundo. Levada às ultimas consequências, essa idéia sugere que as realizações sejam construídas em um passe de mágica. O resultado disso é que as pessoas acabam investindo muita energia no plano do querer, a mesma energia que poderiam utilizar no plano do fazer, realizar.
O querer, quando não está acompanhado pela determinação do fazer, gera apenas tensão. As metas devem ser estabelecidas e atingidas, e não cultivadas e admiradas. De nada adianta imaginar como é o topo da montanha sem sair do lugar.

Deixo aqui um abraço especial para o Muoio e pra Francine. Que bom ter vocês por aqui!

Contentamento

Não coloque seus sonhos em lugares altos demais onde suas mãos não poderão alcançá-los.
Mesmo se a vida parece ilimitada, nós possuímos nossos limites e esperar por algo que está muito além pode nos impedir de olhar à nossa volta.
Buscamos longe flores que poderíamos encontrar em nosso jardim, porque o que está distante sempre parece encoberto por uma neblina que elimina toda imperfeição.
Não nos prepararam para aceitar as coisas ou as pessoas como elas chegam, com muita ou pouca bagagem, com força ou sem muita vontade. Então desenhamos na nossa mente e fotografamos no nosso coração algo que só pode existir atrás da linha da realidade. E nos pomos a esperar!
Nos tornamos assim culpados de uma solidão da qual culpamos a vida ou os demais. Nos negamos a aceitar, pedindo ainda que aceitem a nós, e continuamos esperando pelo que amanhã vai nos trazer.
Envelhecemos sem sair do lugar, sonhando ainda e além, mas sem provar da vida nesses mínimos detalhes, nem sempre coloridos e perfeitos tais raios de arco-íris, mas reais o bastante para nos fazer sentir vivos.
Aprenda a ser flexível e menos exigente. Ria de bom coração quanto tiver que rir e não permita que as mágoas te impeçam de viver o minuto seguinte.
Preciosa é a vida e preciosos são os que amamos. Preciosos ainda são aqueles que nos amam, os que cativamos.
Precioso é o hoje, é o que temos, é o que tocamos. É essa realidade, nem todo o tempo bonita, mas ainda assim a nossa contribuição para a história do mundo.
Texto: Letícia Thompson

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Um dia olharei para trás e enxergarei tudo com outros olhos.
Ficarei com ódio, por ter me doado tanto;
Ficarei com pena, por ter entregue minha alegria e meus sonhos nas mãos de uma única pessoa e permitido que ela os levassem de mim;
Ficarei com dúvida do porque não enxerguei os limites do bom senso;
Ficarei intrigada ao tentar entender que aquele amor que eu insistia em preservar, só despertava mais desamor por mim;
Ficarei indigninada em ter persistido numa relação ganha-perde, onde meu sofrimento determinava a satisfação do outro;
Ficarei furiosa em constatar que eu poderia ter resumido a história em poucos meses, mas insisti em prorrogar por anos;
Ficarei angustiada em ver tantas lágrimas derramadas em vão, nas noites sem dormir que não poderão mais voltar;
Por fim, ficarei aliviada em ver que essas lágrimas secaram e que o céu, apesar de tudo, voltou a brilhar!
É hora de viver a vida e deixar a expectativa de sonho, porque contos de fadas modernos não tem fadas, muito menos príncipes.

Esse texto é da querida amiga Renata Lorena.
Quem nunca se culpou por ter acreditado no amor e por ter entregue o coração para uma pessoa que não o valorizava? Faz parte da vida, é aprendizado. Serve para valorizar ainda mais os amores e sentimentos futuros. Aprendemos a não entregar nosso coração a quem não merece, ou não sabe o que fazer com ele. De fato ficamos mais restritos, fechados, mas quando o sentimento voltar, pode ter certeza que será real e para sempre.


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

"O silêncio é um texto fácil de ser lido errado"

A. A. Attanasio

Ele ta chegando!

Logo volto para explicar quem é o nosso amigo aí em cima.

Em nome do Pai

O individualismo está cada vez mais presente nas atitudes das pessoas. Todos estão querendo nos condicionar a viver dentro do seu mundo, nos obrigam a gostar das mesmas coisas, ter as mesmas crenças e atitudes. Quem ousa ter opinião contrária é recriminado ou julgado de maneira precipitada. Sinceramente, acho que está na hora das pessoas pararem de querer condicionar a felicidade a vida do outro. 
Cada ser é único. É individual. Tem direito de fazer suas próprias escolhas, goste você ou não. 
Deixo abaixo um texto do incrível humorista Bruno Mazzeo. Vale a pena ler!!!



Não gosto de fanatismo. De nenhum tipo. Religioso, futebolistico, político, por ex-BBBs, não gosto. Pra começo de conversa acho sempre um papo chato e isso por si só bastaria. Mas além da chatice, o fanatismo anda lado a lado com a hipocrisia. E essa soma toda acaba invetivavelmente desembocando na ignorância.
Fui criado numa família católica. Católica light, vamos dizer. Fui batizado, fiz Primeira Comunhão, todo o ritual como manda o figurino. Mas nunca fui de ir a Missa aos domingos. Apesar de minha avó ser daquele tipo que conversava com Jesus. Eu preferia ver as corridas de Fórmula 1. E isso não me faz uma pessoa menor.
Hoje não me considero católico, nem mesmo religioso, apesar de ser uma cara de fé. De muitas fés, diga-se de passagem, seja lá qual for o plural de fé. Tenho as forças superiores nas quais acredito, mesmo ainda não tendo chegado à conclusão definitiva sobre qual é a minha religião específica. E nem me cobro por isso, não sei se faço questão de rotular minhas crenças, porque a fé me basta e ela não costuma falhar. Quando vou a um hotel a ficha não pede que eu preencha esse tópico. Para tirar segunda via da habilitação o cara do Detran também não toca nesse assunto. Então, tudo bem se eu puder estudar um pouco mais o budismo (que é mais um filosofia de vida do que uma religião, mas enfim...), o espiritismo, o xamanismo, o rastafarismo, os extra-terrestes, mesmo o catolicismo. Enquanto isso vou acreditar no meu Deus. Veja bem: no meu. Que não necessáriamente é o pai de Jesus. Seja ele Deus, Buda, Alá, São Longuinho, Bob Marley. O que não me impede de rezar o Pai Nosso antes de entrar num palco, ou de agradecer a Deus (o meu) por mais um dia antes de dormir, ou de batizar meu filho numa igreja franciscana, ou de conversar constantemente com meu amigo anjo da guarda, ou de ir numa taróloga, ou de fazer cura prânica ou xamânica, ou de meditar, o de fazer o que der na telha para buscar me religar com o universo. Não é esse o sentido da palavra "religião"?
Respeito é bom e todo mundo gosta. Inclusive Jesus ou Seu Pai. Agora, o que é desrespeitoso varia de pessoa para pessoa, assim como os gostos e, por que não?, a religião em si. Jesus Cristo foi inúmeras vezes citado no "Cilada"e eu não me sinto merecedor de queimar no fogo do inferno por causa disso. Graças a Ele próprio nunca sofri acusações xiitas quando as cenas foram exibidas, mas eu sabia muito bem que corria esse risco. De John Lennon a Madonna, de Monty Python a um personagem do Chico Anysio, quem usou um crucifixo ou o "santo nome"em cena, numa foto, num palco, numa canção, ou seja lá onde for, vai ter que ouvir a ladainha de fanáticos e/ou hipócritas, com mil pedras nas mãos, ávidos por atirar a primeira. E aí resta me unir a Cazuza e pedir piedade, Senhor, piedade pra essa gente careta e covarde.
Querer tirar a Playboy das bancas por causa de uma foto com um crucifixo na mão é muito mais agressivo do que a foto em si. Pelamordedeus! Será a ditadura de Cristo? Carol Castro deve ter colocado água no feijão da Santa Ceia!
Jesus adoraria o ensaio. Quem garante que não? O que eu não sei é se Deus gosta de neguinho mundo agora fazendo gerra em Seu Nome. Em Seu ou de algum "colega", que pode até ser chamado de outro apelido, mas que no fundo é Ele mesmo. O mesmo que apontou pro Romário e disse que ele era o cara. Quem tem a cara do Morgan Freeman ou do Antonio Fagundes, que tem a cara que a gente quiser, ou não tem cara nenhuma. Que é homem, mulher, menino, velho, negro, branco, amarelo, energia, matéria, luz, eu você, que não tem dentes no país dos banguelas.
Tampouco sei se Ele é realmente conta a camisinha. Ou o sexo antes do casamento. Ou o sexo em si. Tô com Vinícius de Moraes, não vou acreditar em nada disso enquanto não me apresentarem um procuração com firma reconhecida em cartório. E se, por acaso, Ele fosse contra tudo isso, seria a Sua opinião. Não necessariamente a minha. Ou a sua, que me lê agora. A não ser que o assunto sejam padres pedófilos, aí eu tenho certeza de que Ele seria contra. Como eu. Como você. Graças a a Ele a maioria ainda pensa assim. Isso sim mereceria ataques xiitas, palavras ofencivas, protestos. Aliás, também tenho dúvidas se Ele anda gostando da cobrança de 10% em Seu nome, já que nunca cobrou royalties pela venda da Bíblia. Nem mesmo quando ela foi lida num CD pelo Cid Moreira. E olha que daria uma bela aposentadoria, afina, já foi dito que Ele só não é mais popular do que os Beatles!
Chega de usar o Santo Nome em vão para tentar inventar maldade onde não há. Ou alguém acha que a tal foto na revista causa um mundo pior? Ora, Deus tem coisas mais importantes para se preocupar. Como proporcionar o sol de cada dia ou, nos momentos em que está mais irritado, um tsunami. Tem coisas muito mais maléficas acontecendo em volta, inclusive em templos, ingrejas, terreiros, catedrais...
Quem acha que toda nudez deve ser castigada, tem todo o direito de não folhear a revista. Minha avó faria isso. Vai folhear a Veja, já que talvez não se incomode com candidatos usando o nome Dele para se eleger. Fazendo preces ao invés de mostrar programas de governo, enganando o povo humilde, deixando-os crentes que ele é gente. Aliás, já é hora do tal padre que criou a polêmica explicar pros seus superiores que diabos ele fazia com a Playboy da Carol Castro na sacristia! Escondam os balões de gás, que o padre pirou!
Que cada um encontre a sua fé (se quiser, se não quiser também tá tudo certo), suas crenças, sua busca pela paz interior. Sem julgar. Sem agredir. Sem impor. Isso sim é feio. Vai contra os princípios democráticos do Filho do Criador. É quase um pecado. Quase, porque ninguém é de ferro e todos nós somos filhos de Deus e uma das Suas funções é justamente perdoar.
Que tal buscar as coisas boas da vida dentro de si, ao invés de ficar buscando coisas ruins nos outros? Aliás, as que você acha ruim, mas que eu posso não achar. Always look on the bright side of life. Como cantou o humorista inglês Eric Idle - crucificado, diga-se de passagem.
Senhor perdoai os fanáticos, eles não sabem o que fazem!




sábado, 9 de agosto de 2008

Olímpiadas da Vida


Recebi esse texto muito interessante da amiga Karen Jardzwski, vale a pena ler, pensar e tirar as lições necessárias do tema apresentado. Tenho certeza que vão gostar!
Até o dia 24 de agosto, todos nós teremos oportunidade de acompanhar as Olimpíadas de Pequim. Além de emocionalmente envolvidos com cada atleta na condição de torcedores de nosso País, também poderemos conhecer fistórias que, sem dúvida, ficarão para sempre em nossa memória.
Acompanharemos o esforço, dedicação, suor, sorriso, choro, alegria ou tristeza de cada atleta. Serão mais de 10 mil esportistas disputando provas e buscando medalhas e a realização de seus sonhos. Mas a vitória tão almejada não será conquistada por todos. Alguns ficarão longe do que queriam, outros vão perder por muito pouco - milésimos, centímetros, mínimos detalhes.
E teremos diversos vencedores, que poderão comemorar o resultado de anos de preparação, desenvolvimento e planejamento. Terão a doce sensação da certea de que valeu a pena cada hora de treinamento puxado, cada dia longe das pessoas amadas e todas a vezes que precisaram abrir mão de algumas coisas em buscas de seus sonhos.
E você, como tem se preparado para sua olimpíada? O que tem feito para conquistar suas medalhas diárias e subir no pódio? Que tal aproveitar os Jogos Olímpicos de Pequim para tirar lições importantes para suas vitórias?
"Essa experiência pode ser uma chance para nos reposicionarmos não apenas como meros expectadores, e sim como aprendizes de momentos que poderão fazer a diferença, tanto nos negócios quanto na vida", declarou Suzy Fleury à revista Motivação tratando da semelhança da realidade dos atletas olimpicos e dos profissionais que almejam a realização de seus sonhos.
Suzy, que é consultora empresarial, psicóloga e escritora famosa por tratar da preparação de pessoas na área esportiva e corporativa, explica que muitas atitudes necessárias a um atleta são fundamentais para qualquer profissional. De acordo com ela, existem dez atitudes essenciais ao esportitas e profissionais. Veja quais são:
1. Foco: Defina aonde quer chegar.
2. Motivaçõa: Desperte sua força para vencer.
3. Iniciativa: Faça o que tem que ser feito.
4. Criatividade: Busque novas soluções.
5. Inteligência Emocional: Aprenda a lidar com as emoções.
6. Comprometimento: Assuma e cumpra suas responsabilidades.
8. Resiliência: Adapte-se para superar dificuldades.
9. Persistência: Não desista de seus objetivos.
10. Autodesenvolvimento: Invista em seu aprendizado todos os dias.
"Não faça da tua vida um rascunho, poderás não ter tempo para passar a limpo"
Mário Quintana

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Qual é a sua verdade?

Vocês já pararam para pensar o que é a verdade? A que ela está relacionada, como devemos colocá-la em prática? Por que muita gente foge dela? Por que é mais fácil mentir ou omitir a verdade, doa a quem doer?
Este é um tema amplo, complexo e muitas vezes individual, pois cada um pode ter uma forma de encarar ou entender o tema apresentado, porém, essas perguntas me faço diariamente, sabem por que? Porque sou ser humano como todos, e com tal, em momentos de dificuldade a dúvida da verdade ou mentira, passa na minha cabeca, como tenho certeza que passa na cabeça da maioria das pessoas. Mas, é neste momento que escolhemos para onde vamos condicionar nossas vidas e pensamentos. Talvez o medo de magoar o outro seja um dos motivos de tanta mentira hoje em dia. Agora, pare e pense, quando você mente a quem você está enganando, a quem você está magoando? Seu amigo, namorada, pai ou mãe? Não! Você está magoando e enganando a si mesmo, pois, a mentira envolve aspectos e cenários. Por isso, o tão famoso ditado: "mentira tem perna curta", afinal, ninguém mente sozinho.
Quando você mente ou manipula uma situação, está simplesmente perdendo o direito "exigir"qualquer atitude ou resposta de uma outra pessoa. Afinal, que direito você tem de exigir alguma coisa de alguém, sendo que seus questionamentos estão pautados na mentira? Não temos direito nenhum. Mas o grande problema é que as máscaras anda maiores que a consciência, taí a explicação da extinção de verdade. É muito mais fácil ser uma farsa do que ser a realidade. Encarar de frente seus medos e impossibilidades. 
Quem escolhe ter personalidade própria paga um alto preço na sociedade. Agora, será que é ela que nos obriga a mentir tanto? Sinceramente eu não tenho essa resposta, a única coisa que eu sei é que só a gente tem capacidade de construir a nossa própria realidade e escolher qual caminho vamos seguir, o da verdade ou da mentira.
Quando escolhemos estar na farsa, perdemos a nossa referência, nosso sentido, nossa essência e sinceramente falando, uma pessoa sem essência não é uma pessoa, é um ser manipulado, que segue regras impostas sabe-se lá por quem. E um ser manipulado não tem vida, nem escolha e tampouco coração, portanto, por qual motivo ele vive? Pensem nisso!

Um abraço especial para Roberta, Silvia Masc e Zé Maria. Continuem acessando.


segunda-feira, 4 de agosto de 2008

"O pior que uma pessoa pode fazer em relação à verdade é conhecê-la e virar-lhe as costas"

Jacques Bossuet

"Felicidade é uma viagem e não um destino"

A felicidade parece ser algo que sempre está para chegar.
Acreditamos desde cedo que a vida será melhor depois que entrarmos na faculdade, encontrarmos o príncipe encantado, conquistarmos a estabilidade financeira, emagrecermos 5kg e etc.
Estamos sempre condicionando a nossa felicidade a algum acontecimento especial, só que esquecemos que existe uma grande diferença entre o ser feliz e o estar feliz. Ninguém enfrenta ao longo da vida apenas bons momentos. As perdas são inevitáveis, as decepções também, o que não podemos é modificar nossas convicções, pois, são elas que nos fazem estar sempre em verdadeira sintonia com os nossos princípios, e estes meus amigos, são os principais responsáveis por nossa felicidade.
Acredito que não exista conquista da felicidade e sim aprendizado para ser feliz. Isso mesmo, precisamos nos educar, fortalecer nossas potencialidades, para que os momentos de fraqueza durem apenas o tempo suficiente para serem entendidos e aceitos.
Não podemos passar a vida toda lamentando a perda de um grande amor, de um emprego, ou uma pessoa querida. Temos é que usar esses momentos para analisar se demos ou não o melhor de nós quando tivemos a oportunidade de estar ao lado da pessoa que a gente ama ou amou. Não perca mais nem um minuto se lamentando, a felicidade não bate na sua porta.
A felicidade está dentro de você, na sua filosofia de vida, na sua forma de encarar o mundo, as pessoas e a vida.
Aprenda a crescer, aprenda a ter o coração aberto, pois, quando conseguir isso você vai enxergar que "não existe caminho para felicidade. A felicidade é o caminho!


Boa semana à todos